Saturday, April 21, 2012

VACA VERMELHA ???



O QUE A VACA VERMELHA TEM HAVER COM Y'SHUA ?



Mateus 5:17

17Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir.





Números 19


1Disse mais o Senhor a Moisés e a Arão:
2Este é o estatuto da lei que o Senhor ordenou, dizendo: Dize aos filhos de Israel que te tragam uma novilha vermelha sem defeito, que não tenha mancha, e sobre a qual não se tenha posto jugo:

3Entregá-la-eis a Eleazar, o sacerdote; ele a tirará para fora do arraial, e a imolarão diante dele.

4Eleazar, o sacerdote, tomará do sangue com o dedo, e dele espargirá para a frente da tenda da revelação sete vezes.

5Então ã vista dele se queimará a novilha, tanto o couro e a carne, como o sangue e o excremento;

6e o sacerdote, tomando pau do cedro, hissopo e carmesim, os lançará no meio do fogo que queima a novilha.

7Então o sacerdote lavará as suas vestes e banhará o seu corpo em água; depois entrará no arraial; e o sacerdote será imundo até a tarde.

8Também o que a tiver queimado lavará as suas vestes e banhará o seu corpo em água, e sera imundo até a tarde.

9E um homem limpo recolherá a cinza da novilha, e a depositará fora do arraial, num lugar limpo, e ficará ela guardada para a congregação dos filhos de Israel, para a água de purificação; é oferta pelo pecado.

10E o que recolher a cinza da novilha lavará as suas vestes e será imundo até a tarde; isto será por estatuto perpétuo aos filhos de Israel e ao estrangeiro que peregrina entre eles.

11Aquele que tocar o cadáver de algum homem, será imundo sete dias.

12Ao terceiro dia o mesmo se purificará com aquela água, e ao sétimo dia se tornará limpo; mas, se ao terceiro dia não se purificar, não se tornará limpo ao sétimo dia.

13Todo aquele que tocar o cadáver de algum homem que tenha morrido, e não se purificar, contamina o tabernáculo do Senhor; e essa alma será extirpada de Israel; porque a água da purificação não foi espargida sobre ele, continua imundo; a sua imundícia está ainda sobre ele.

14Esta é a lei, quando um homem morrer numa tenda: todo aquele que entrar na tenda, e todo aquele que nela estiver, será imundo sete dias.

15Também, todo vaso aberto, sobre que não houver pano atado, será imundo.

16E todo aquele que no campo tocar alguém que tenha sido morto pela espada, ou outro cadáver, ou um osso de algum homem, ou uma sepultura, será imundo sete dias.

17Para o imundo, pois, tomarão da cinza da queima da oferta pelo pecado, e sobre ela deitarão água viva num vaso;

18e um homem limpo tomará hissopo, e o molhará na água, e a espargirá sobre a tenda, sobre todos os objetos e sobre as pessoas que ali estiverem, como também sobre aquele que tiver tocado o osso, ou o que foi morto, ou o que faleceu, ou a sepultura.

19Também o limpo, ao terceiro dia e ao sétimo dia, a espargirá sobre o imundo, e ao sétimo dia o purificará; e o que era imundo lavará as suas vestes, e se banhará em água, e ã tarde será limpo.

20Mas o que estiver imundo e não se purificar, esse será extirpado do meio da assembléia, porquanto contaminou o santuário do Senhor; a água de purificação não foi espargida sobre ele; é imundo.

21Isto lhes será por estatuto perpétuo: o que espargir a água de purificação lavará as suas vestes; e o que tocar a água de purificação será imundo até a tarde.

22E tudo quanto o imundo tocar também será imundo; e a pessoa que tocar naquilo será imunda até a tarde.



MATHEUS 27: 25E todo o povo respondeu: O seu sangue caia sobre nós e sobre nossos filhos.

26Então lhes soltou Barrabás; mas a Jesus mandou açoitar, e o entregou para ser crucificado.

27Nisso os soldados do governador levaram Jesus ao pretório, e reuniram em torno dele toda a coorte.

28E, despindo-o, vestiram-lhe um manto VERMELHO





Hebreus 9:13-14


13 Ora, se o sangue de bodes e touros e as cinzas de uma novilha espalhadas sobre os que estão cerimonialmente impuros os santificam, de forma que se tornam exteriormente puros, 14 quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu de forma imaculada a Deus, purificará a nossa consciência de atos que levam à morte, para que sirvamos ao Deus vivo!




Hebreus 13:10-16

10 Nós temos um altar do qual não têm direito de comer os que ministram no tabernáculo.
11 O sumo sacerdote leva sangue de animais até o Santo dos Santos, como oferta pelo pecado, mas os corpos dos animais são queimados fora do acampamento.12 Assim, Jesus também sofreu fora das portas da cidade, para santificar o povo por meio do seu próprio sangue.13 Portanto, saiamos até ele, fora do acampamento, suportando a desonra que ele suportou. 14 Pois não temos aqui nenhuma cidade permanente, mas buscamos a que há de vir.

15 Por meio de Jesus, portanto, ofereçamos continuamente a Deus um sacrifício de louvor, que é fruto de lábios que confessam o seu nome. 16 Não se esqueçam de fazer o bem e de repartir com os outros o que vocês têm, pois de tais sacrifícios Deus se agrada.

Êxodo 29:10-11

10 “Traga o novilho para a frente da Tenda do Encontro. Arão e seus filhos colocarão as mãos sobre a cabeça do novilho, 11 e você o sacrificará na presença do Senhor, defronte da Tenda do Encontro.

Friday, April 20, 2012

PILATOS X Deuteronômio 21





QUAL O SENTIDO DE PILATOS LAVAR AS MAOS DIANTE DE Y'SHUA ? 


Mateus 27:24

24 Ao ver Pilatos que nada conseguia, mas pelo contrário que o tumulto aumentava, mandando trazer água, lavou as mãos diante da multidão, dizendo: Sou inocente do sangue deste homem; seja isso lá convosco.






 25E todo o povo respondeu: O seu sangue caia sobre nós e sobre nossos filhos. ( O SANGUE DO CORDEIRO SOBRE ISRAEL E BOM OU E RUIM ? )






Deuteronômio 21

 1Se na terra que o Senhor teu Deus te dá para a possuíres, for encontrado algum morto caído no campo, sem que se saiba quem o matou,
    2sairão os teus anciãos e os teus juízes, e medirão as distâncias dali até as cidades que estiverem em redor do morto;

    3e será que, na cidade mais próxima do morto, os anciãos da mesma tomarão uma novilha da manada, que ainda não tenha trabalhado nem tenha puxado na canga,

    4trarão a novilha a um vale de águas correntes, que nunca tenha sido lavrado nem semeado, e ali, naquele vale, quebrarão o pescoço ã novilha.

    5Então se achegarão os sacerdotes, filhos de Levi; pois o Senhor teu Deus os escolheu para o servirem, e para abençoarem em nome do Senhor; e segundo a sua sentença se determinará toda demanda e todo ferimento;

    6e todos os anciãos da mesma cidade, a mais próxima do morto, lavarão as mãos sobre a novilha cujo pescoço foi quebrado no vale,

    7e, protestando, dirão: As nossas mãos não derramaram este sangue, nem os nossos olhos o viram.

    8Perdoa, ó Senhor, ao teu povo Israel, que tu resgataste, e não ponhas o sangue inocente no meio de teu povo Israel. E aquele sangue lhe será perdoado.

    9Assim tirarás do meio de ti o sangue inocente, quando fizeres o que é reto aos olhos do Senhor.




Tuesday, April 10, 2012

A Lei Moral e Lei Cerimonial

A Lei Moral e 
Lei Cerimonial

Introdução:

     De vez em quando surge a questao de qual é a diferença entre um mandamento, um estatuto e uma ordenança. Claro, essas são palavras em Portugues, mas o texto hebraico faz uma distinção entre eles. Muitas vezes o contexto da questão está ligada a um ensino que propõe que as ordenanças de Hebreus 9:1-10, o muro de separação em Efésios 2:14, e que foi pregado na cruz em Colossenses 2:14 eram os estatutos e decretos, e não as dez palavras ou dez mandamentos de Sh'mot 20:1-17.

      A conclusão deste ensino é que os crentes do Novo Testamento são responsáveis ​​por observar os Dez Mandamentos e não essas instruções encontradas nas portarias e estatutos. Este aborda especificamente todas as coisas relativas ao templo, o sacerdócio, os sacrifícios, as ofertas, instruções a respeito de servos, votos, plantar, colher, anos jubilares, as doenças, as leis dietéticas e por último mas não menos importante, as festas de YHVH. Essas coisas, dizem eles, foram pregados na cruz e foram as instruções de Moisés a Israel que foram colocados no 'lado' da arca e não 'em' arca.

     Com toda a justiça, esse ensinamento é muito provocante e as pérolas são amarradas de maneira muito convincente. Eu digo a você, no entanto, que a conclusão não é apenas um peso, e é apenas apresentar as escrituras que parecem apoiar a sua premissa. Como estas palavras são definidas e usadas apoiará esta premissa ou reduzi-la. A premissa básica é esta: Há duas leis distintas. A lei moral, como mostrado nos Dez Mandamentos ea lei ( judaica) cerimonial, como dada por Moisés. A proposta é que Yeshua 'morreu para nos libertar da lei cerimonial, mas não a lei moral. Tenho certeza que você já ouviu essa linha antes. Nesta série de ensino que irá abordar como muitos dos textos chamados desta visão que eu puder. As citações seguintes são exemplos típicos da teologia por trás desse ensino.




O que se ensina por ai ???


"A lei moral foi escrita e falada por Deus (Êxodo 20:1,22; 31:18, 32:16) eo cerimonial foi falado e escrito por Moisés (Êxodo 24:3-4; Dt 31:24)." 

"Se um homem pecou, ​​ele quebrou a lei moral dos Dez Mandamentos. Então, ele trouxe a sua oferta de acordo com a lei cerimonial, a lei dos sacrifícios, e ele recebeu o perdão. Pois o pecado é a transgressão da lei moral, os Dez Mandamentos . 1 João 3:4 "

"Jesus Cristo permanentemente tomou o lugar da lei cerimonial quando Ele clamou:" Está consumado "e inclinou a cabeça e morreu" 

"A Bíblia apresenta duas leis:. Uma imutável e eterna, o outro provisória e temporária apresenta o dever do homem a Deus e aos seus semelhantes, o outro foi dado por causa da desobediência do homem às exigências de Deus." Adventistas do Sétimo Dia sdarm.org Reformada Movimento

"Muitos teólogos querem dividir leis do Antigo Testamento em três categorias gerais:. Moral, cerimonial e civil" Jesus-é-savior.com

"Se você olhar para a diferença entre os aspectos morais e cerimoniais da lei, a parte moral é a parte em nossos corações, nosso amor ao próximo ou para Deus. A parte cerimonial é a parte de fora de que, a parte ritual, as aparências . " theotokos.co.za

"As leis cerimoniais dadas no Velho Testamento apontavam para e foram cumpridas em Jesus Cristo." Americanvision.org

Este é apenas um exemplo pequeno de uma infinidade de sites que ensinam a diferença entre as leis cerimoniais de Deus e as leis morais de Deus. Existem sites como muitos que dividem os mandamentos de Deus em moral, leis civis e cerimoniais. De qualquer maneira, eu não tenho certeza se a mitzvah sapo preferiria ser lentamente cozidos em água ou colocado sob o bisturi nos  laboratórios biologicos anti-Torah . É a minha opinião que esse ensino é evolucionario e  darwinista menos é melhor. Há muito alguns aspectos desta questão que já foram abordados em outros ensinamentos em nosso site. Eu não vou revisitar aqueles. Gostaria de começar por abordar brevemente os termos cerimoniais e moral . Vamos começar com alguns fatos claros e verificáveis, que vou me esforçar para ser justo e equilibrado a respeito. Dada a minha natureza, eu quero dirigir algumas palavras em primeiro lugar. Não há nenhum lugar na Bíblia que usa os termos moral ou cerimonial para dividir os mandamentos de nosso Criador. Estas são palavras intrepretive, provenientes de seus próprios pressupostos e preconceitos. Eu disse que seria justo e equilibrado. Nós todos temos os nossos pressupostos e preconceitos. Existem dois tipos de pessoas no mundo. Aqueles que admitem que interpretar as escrituras através de pressuposição e aqueles que tentam convencer as massas que eles não têm nenhum e está sempre olhando para escritura com uma lente objetiva. Confie em mim, só existe aquele que vê as coisas sem preconceitos. A segunda pessoa é auto-enganar.

Os termos cerimoniais e moral devem ser derivadas da evidência de que optar por apresentar. Uma vez que as escrituras não fazem nenhuma menção a esses dois grupos de leis, a sua conclusão deve ser baseada em inferência, se claro, barrento ou artificial. No entanto, a Palavra de Deus faz menção mandamentos, leis, decretos, estatutos e preceitos. Eu escolho para definir estas palavras concreta e, em seguida, para pesquisá-los, de Gênesis a Apocalipse. Então, antes de concluirmos que algumas leis são para os judeus no Antigo Testamento e algumas leis são para os cristãos no Novo Testamento, vamos definir alguns termos.

A palavra  mandamento é traduzido de várias palavras hebraicas. Na maioria das vezes é o verbo de comando ou tzvah . Como substantivo, é mitzvah. Como substantivo, ou mandamento, ele é usado mais de 200 vezes no Tanakh. Obviamente, a partir do ponto anti-Torá de vista, esta muitas ocorrências seria de esperar. Seus equivalentes gregos do Novo Testamento são prostasso e entole. Eles aparecem quase 100 vezes no Novo Testamento. O uso abstrato da palavra como um caule ordem de comando, ou encargo de seu quadro antigo de uma Tzadi e waw. Os Tzadi imagens um homem deitado a seu lado, como na espera. O VAV é um prego, ou o pino que conecta. No Paleo Hebrew é de um filho ou até mesmo um soldado à espera de que se conecta, portanto, um comando. Aqui estão alguns exemplos, incluindo o primeiro uso da palavra como um verbo e um substantivo.




B e re'shiyt 2:16 
"E Elohiym YHVH ' ordenou o homem, dizendo: De toda árvore do jardim comerás livremente: "

B e re'shiyt 26:5 
"Porque Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos e as minhas leis. "

Sh'mot 20:06 
"E faço misericórdia a milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos . "

Yochanan (João) 14:15 
"Se me amais, guardareis os meus mandamentos . "

Mandamentos vamos começar no início. Um bom lugar para levá-los adiante, considerando que YHVH ama o mundo inteiro. Você também pode perceber que Abraão obedeceu ao mitzvot de Deus, bem como, muito antes de Mt. Sinai. Adão optou por não obedecê-las e acaba sendo o fundador da desobediência e seus resultados. Mais detalhes e significado ainda mais relevante pode ser visto em outra palavra hebraica que também é traduzida muitas vezes como mandamento e que é a palavra peh. Você pode reconhecer esta palavra como uma das letras do aleph aposta hebraico. Peh é a carta de a boca, ou o que fala. É o que sai da boca do pai. É um termo familiar.

Sh e mot 13:6-9 
"Sete dias comerás pães ázimos, e ao sétimo dia haverá uma festa para YHVH pão ázimo se comerá sete dias,. e nenhum pão fermentado ser visto contigo, nem deve não ser fermento visto contigo em todos os trimestres teus. E tu terás o teu filho naquele dia, dizendo: Isto é feito por causa do que YHVH me fizeram a mim quando eu saí do Egito. E será um sinal para te na tua mão e por memorial entre teus olhos, que a lei YHVH pode estar na tua boca ( peh ): para com mão forte tem YHVH te tirou do Egito ".

Sh e mot 17:01 
"E toda a congregação dos filhos de Israel partiu do deserto de Sin, depois de suas viagens, de acordo com o mandamento ( peh ) de YHVH, e acamparam em Refidim; e não havia água para o povo para beber. "

D e variym 08:03 
"E te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram, que ele te dar a entender que o homem não viverá só de pão, mas de toda palavra que procede da boca ( peh ) de YHVH viverá o homem.

É toda palavra que sai da boca / mandamento de YHVH que o homem viverá por. Esta afirmação é repetida no Novo Testamento (surpresa, surpresa) em Mattityahu 4:4. O que vem da boca do Pai é para as crianças. Agora os mandamentos de Deus não são o que está em questão aqui. É a dissecação das palavras de suas bocas, tornando-os para alguns e não outros. É também de salientar que, mesmo muitos daqueles que admitem que os Dez Mandamentos são leis morais e para o crente do Novo Testamento, ainda rejeitam o sábado como sendo uma lei moral. Falando da moral, é moralmente repreensível que durante séculos pinheaded teólogos intelectuais decidiram para o resto de nós que as palavras da boca do nosso Pai que devemos seguir e quais os que foram infiéis para os judeus que vivem em lagoas sopa primordial. São aqueles a quem eu acreditar Yeshua 'vai vomitar de Sua boca ( peh ). Pode ser interessante notar que o (numérica gematria valor) de tzvah ou mandamento, é o mesmo que a palavra hebraica para vômito.

Pode convir-nos a dar alguma atenção às inúmeras vezes que o povo de Deus são avisados ​​sobre guardar os mandamentos de nosso Pai, e não se afastar deles. Eu incluí as várias ocasiões em que as palavras hebraicas traduzidas como portarias, estatutos e preceitos também foram traduzidos na KJV como 'mandamentos'.

"Amós 2:04 
: "Assim diz YHVH: Por três transgressões de Judá e por quatro, não retirarei o castigo, porque rejeitaram a lei de YHVH, e não guardaram o seu mandamentos ( choq ), e sua reside levou a errar, após o que andaram seus pais: "

D e variym 31:29 
"Porque eu sei que depois da minha morte certamente vos corromper, e vos desviardes do caminho que me mandou você e mal te sucederá nos últimos dias, quando fizerdes mal aos olhos de YHVH, para o provocar à ira com a obra de suas mãos. "

M e Bet lakhim 17:34 
"Até este dia de hoje fazem segundo os antigos costumes: não temem YHVH, nem fazem segundo os seus estatutos, ou após as suas ordenanças, ou depois da lei e mandamento que YHVH ordenou aos filhos de Jacó, a quem deu o nome de Israel ";

Mizmor 119:10 
"Com todo o meu coração te busquei; não me deixes desviar dos teus mandamentos ".

Mattityahu 5:19 
"Aquele, pois, que violar um destes mais pequenos mandamentos , e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus: mas quem deve fazer e ensinar, esse será considerado grande no reino dos céus. "

Hitgalut 12:17 
"E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Yeshua o Messias. "

D e variym 12:32 
"Que coisa soever Eu ordeno que você, cuidado de fazê-lo: tu não juntar-lhes, nem diminuireis dela. "

Espero que esta introdução que eu tenho sido capaz de estabelecer o que a maioria dos teólogos cristãos em geral, concordam com a de qualquer maneira. Da próxima vez eu quero começar a definir portarias, estatutos e preceitos e sua relação com os mandamentos de nosso Criador. Antes de duas partes que eu gostaria de reiterar que as escrituras não se dividem os mandamentos de Deus em moral, leis civis ou cerimoniais. Os homens fazem isso, nosso Pai, não faz.


Shalom Alecheim!       


http://www.wildbranch.org/ este estudo pertence A Brad Scott

ALIANÇA ??? que isto ???





ALIANÇA SIGNIFICA PACTO, acordo, ajuste, concerto. Teologicamente, diz respeito a concerto entre Deus e o seu povo. O Antigo Testamento é chamado Antiga Aliança, e o Novo Testamento, Nova Aliança. O nosso Deus é Deus de alianças. Através delas, Ele, pelo seu imenso amor, nos dá a garantia de muitas bênçãos, se houver fé e obediência. A iniciativa do concerto sempre foi de Deus, que estabelece as condições. Vejamos:



CONCERTO COM ADÃO - A primeira aliança Deus fez com Adão e Eva – aliança adâmica ou edênica - no Éden: deu-lhes a Terra e pleno domínio sobre os animais; deu-lhes fartura de alimento, abençoou-os e disse-lhes que deveriam frutificar e multiplicar. Mas estabeleceu condições: Não deveriam comer do fruto da árvore da ciência do bem e do mal. O princípio da obediência estava criado. Se comessem da árvore proibida, morreriam. Desobedeceram, quebraram a aliança, e experimentaram imediatamente a morte moral e espiritual, e, depois, a morte física. Convém lembrar que em todos os concertos há promessas de bênçãos, mas há a contrapartida da fé e fiel obediência. (Gn 1.27-30; 2.16-17; 3.2-20). 



CONCERTO COM NOÉ - Após o dilúvio, do qual se salvaram Noé e sua família, num total de oito pessoas (Gn 7.13), Deus falou: "Convosco estabeleço o meu concerto, que não será mais destruída toda carne pelas águas do dilúvio e que não haverá mais dilúvio para destruir a terra". Como sinal perpétuo dessa aliança Deus deixou o arco sobre as nuvens (Gn 9.11-17). Chamada aliança noética.



CONCERTO COM ABRAÃO - O concerto entre Deus e Abraão - aliança abraâmica - foi chamado "concerto perpétuo", porque extensivo às gerações vindouras e já apontando para o Reino Eterno de Cristo (Gn 17.7). Como parte da aliança Deus prometeu fazer de Abraão uma grande nação, e abençoar todas as famílias da terra através dele (Gn 12.2-3); dar a terra de Canaã aos seus descendentes, que seriam grandemente multiplicados: "E te farei frutificar grandissimamente e de ti farei nações, e reis sairão de ti" (Gn 12.7,15; 13.16; 15.5; 17.2,6,7,8,9). O concerto foi feito com Abrão, nome mudado por Deus para Abraão (pai da multidão) (Gn 17.39). Como parte da aliança, Abraão deveria circuncidar todos os machos, filhos e servos sob sua autoridade, como selo do concerto, e de aceitação de Deus como Senhor (Gn 17.10-14, 23). Deus prometeu estender a aliança a Isaque, o filho da promessa que iria nascer (Gn 17.16,19).



CONCERTO COM ISAQUE - Os termos da aliança foram renovados em Isaque: "Serei contigo e te abençoarei... multiplicarei a tua semente como as estrelas dos céus e darei à tua semente todas as terras. E em tua semente serão benditas todas as nações da terra. Eu sou o Deus de Abraão, teu pai. Não temas, porque eu sou contigo, e abençoar-te-ei, e multiplicarei a tua semente por amor de Abraão, meu servo" (Gn 26.2-5,24).



CONCERTO COM JACÓ - "Eu sou o SENHOR, o Deus de Abraão, teu pai, e o Deus de Isaque. Esta terra em que estás deitado te darei a ti e à tua semente. E tua semente será como o pó da terra... e em ti serão benditas todas as famílias da terra" (Gn 28.13-14). As alianças de Deus com seu povo provam que Ele é fiel à sua palavra. Para recebermos as bênçãos prometidas, fé e obediência são indispensáveis.



CONCERTO COM OS ISRAELITAS - Passados uns três meses da saída do Egito, Deus falou ao seu povo através de Moisés, ao sopé do monte Sinal (Horebe), para, basicamente, renovar e relembrar os termos do concerto com Abraão, Isaque e Jacó: a) a terra de Canaã seria deles; b) Deus seria o único Deus de Israel; o povo assumiria o compromisso de guardar suas leis e mandamentos; c) seriam castigados em caso de desobediência (Êx 6.3-8; 19.4-6; 23.20-25). Uma promessa que deve ser guardada no coração: "Agora, se diligentemente ouvirdes a minha voz, e guardardes a minha aliança, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos...vós me sereis reino sacerdotal e nação santa" (Êx 19.5-6). O povo aceitou: "Tudo o que o Senhor falou, faremos" (Êx 24.3). Deus requer de nós o firme propósito de acatarmos os termos de sua aliança. As leis que deveriam ser obedecidas eram a lei moral (aqui incluídos os Dez Mandamentos), a lei civil, a lei cerimonial.



RENOVAÇÃO DA ALIANÇA NAS PLANÍCIES DE MOABE - Antes da entrada na terra prometida, e após percorrerem o deserto durante 39 anos, os termos do concerto foram relembrados. A finalidade era de dar conhecimento das promessas divinas aos que nasceram durante a peregrinação, e fortalecer espiritualmente o povo para enfrentar o desafio conquistar a nova terra (Dt 4.44-26.19; 31.1-33.29). Os capítulos 27 e 28 tratam das maldições e das bênçãos decorrentes da rebeldia ou da obediência. CONCERTO COM DAVI - O resultado mais imediato da aliança davídica foi o estabelecimento do reino do filho de Davi, Salomão, que deveria edificar um templo para o Senhor (2 Sm 7.11-13); o reinado de Davi passaria aos seus descendentes: "Fiz aliança com o meu escolhido; jurei ao meu servo Davi: a tua descendência estabelecerei para sempre e edificarei o teu trono de geração em geração" (Salmos 89.3-4). A condição para o cumprimento dessas bênçãos seria a fiel obediência de Davi e de seus descendentes. A vinda de um Rei messiânico e eterno, da linhagem de Davi, estava implícito nesse concerto (Isaías 9.6-7). "Do trono de Jessé brotará um rebento, e das suas raízes um renovo frutificará (Is 11.1; Mq 5.2-4). Esse novo Rei seria chamado "O SENHOR, Justiça Nossa" (Jr 23.5-6).



A NOVA E ETERNA ALIANÇA EM CRISTO - A promessa de uma nova aliança está em Jeremias 31.31-33: "Vêm dias, diz o Senhor, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá... porei a minha lei no seu interior, e as escreverei no seu coração. Eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo." A nova aliança foi selada com o sangue de Jesus, com seu sacrifício voluntário, com sua morte expiatória: "Isto é o meu sangue, o sangue da nova aliança, que é derramado por muitos, para remissão de pecados" (Mt 26.28). A nova aliança é superior à antiga: "Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de UM MELHOR CONCERTO, que está confirmado em melhores promessas" (Hb 8.6). E as melhores promessas são: os que se arrependem têm seus pecados totalmente perdoados (Hb 8.12); um novo coração e uma nova natureza recebem aqueles que verdadeiramente amam e obedecem a Deus (Ez 11.19-20); são recebidos como filhos de Deus (Rm 8.15-16); têm experiência maior em relação ao Espírito Santo (Jl 2.28; At 1.5,8). 



Como vimos, de aliança em aliança Deus prosseguiu na execução do seu plano de salvação dos homens, sempre oferecendo novas oportunidades. A primeira manifestação desse plano está em Gênesis 3.15: "E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e o seu descendente; este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar." Para isso, "Deus mandou o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (Jo 3.16). Já não é mais necessário sacrifício de animais para reparar nossas culpas, como no antigo concerto. O sangue do "Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo" manifestou-se por um ato único, perfeito e eficaz; o sacrifício voluntário de Jesus Cristo abriu o caminho da reconciliação do pecador com Deus.