Tuesday, April 10, 2012

A Lei Moral e Lei Cerimonial

A Lei Moral e 
Lei Cerimonial

Introdução:

     De vez em quando surge a questao de qual é a diferença entre um mandamento, um estatuto e uma ordenança. Claro, essas são palavras em Portugues, mas o texto hebraico faz uma distinção entre eles. Muitas vezes o contexto da questão está ligada a um ensino que propõe que as ordenanças de Hebreus 9:1-10, o muro de separação em Efésios 2:14, e que foi pregado na cruz em Colossenses 2:14 eram os estatutos e decretos, e não as dez palavras ou dez mandamentos de Sh'mot 20:1-17.

      A conclusão deste ensino é que os crentes do Novo Testamento são responsáveis ​​por observar os Dez Mandamentos e não essas instruções encontradas nas portarias e estatutos. Este aborda especificamente todas as coisas relativas ao templo, o sacerdócio, os sacrifícios, as ofertas, instruções a respeito de servos, votos, plantar, colher, anos jubilares, as doenças, as leis dietéticas e por último mas não menos importante, as festas de YHVH. Essas coisas, dizem eles, foram pregados na cruz e foram as instruções de Moisés a Israel que foram colocados no 'lado' da arca e não 'em' arca.

     Com toda a justiça, esse ensinamento é muito provocante e as pérolas são amarradas de maneira muito convincente. Eu digo a você, no entanto, que a conclusão não é apenas um peso, e é apenas apresentar as escrituras que parecem apoiar a sua premissa. Como estas palavras são definidas e usadas apoiará esta premissa ou reduzi-la. A premissa básica é esta: Há duas leis distintas. A lei moral, como mostrado nos Dez Mandamentos ea lei ( judaica) cerimonial, como dada por Moisés. A proposta é que Yeshua 'morreu para nos libertar da lei cerimonial, mas não a lei moral. Tenho certeza que você já ouviu essa linha antes. Nesta série de ensino que irá abordar como muitos dos textos chamados desta visão que eu puder. As citações seguintes são exemplos típicos da teologia por trás desse ensino.




O que se ensina por ai ???


"A lei moral foi escrita e falada por Deus (Êxodo 20:1,22; 31:18, 32:16) eo cerimonial foi falado e escrito por Moisés (Êxodo 24:3-4; Dt 31:24)." 

"Se um homem pecou, ​​ele quebrou a lei moral dos Dez Mandamentos. Então, ele trouxe a sua oferta de acordo com a lei cerimonial, a lei dos sacrifícios, e ele recebeu o perdão. Pois o pecado é a transgressão da lei moral, os Dez Mandamentos . 1 João 3:4 "

"Jesus Cristo permanentemente tomou o lugar da lei cerimonial quando Ele clamou:" Está consumado "e inclinou a cabeça e morreu" 

"A Bíblia apresenta duas leis:. Uma imutável e eterna, o outro provisória e temporária apresenta o dever do homem a Deus e aos seus semelhantes, o outro foi dado por causa da desobediência do homem às exigências de Deus." Adventistas do Sétimo Dia sdarm.org Reformada Movimento

"Muitos teólogos querem dividir leis do Antigo Testamento em três categorias gerais:. Moral, cerimonial e civil" Jesus-é-savior.com

"Se você olhar para a diferença entre os aspectos morais e cerimoniais da lei, a parte moral é a parte em nossos corações, nosso amor ao próximo ou para Deus. A parte cerimonial é a parte de fora de que, a parte ritual, as aparências . " theotokos.co.za

"As leis cerimoniais dadas no Velho Testamento apontavam para e foram cumpridas em Jesus Cristo." Americanvision.org

Este é apenas um exemplo pequeno de uma infinidade de sites que ensinam a diferença entre as leis cerimoniais de Deus e as leis morais de Deus. Existem sites como muitos que dividem os mandamentos de Deus em moral, leis civis e cerimoniais. De qualquer maneira, eu não tenho certeza se a mitzvah sapo preferiria ser lentamente cozidos em água ou colocado sob o bisturi nos  laboratórios biologicos anti-Torah . É a minha opinião que esse ensino é evolucionario e  darwinista menos é melhor. Há muito alguns aspectos desta questão que já foram abordados em outros ensinamentos em nosso site. Eu não vou revisitar aqueles. Gostaria de começar por abordar brevemente os termos cerimoniais e moral . Vamos começar com alguns fatos claros e verificáveis, que vou me esforçar para ser justo e equilibrado a respeito. Dada a minha natureza, eu quero dirigir algumas palavras em primeiro lugar. Não há nenhum lugar na Bíblia que usa os termos moral ou cerimonial para dividir os mandamentos de nosso Criador. Estas são palavras intrepretive, provenientes de seus próprios pressupostos e preconceitos. Eu disse que seria justo e equilibrado. Nós todos temos os nossos pressupostos e preconceitos. Existem dois tipos de pessoas no mundo. Aqueles que admitem que interpretar as escrituras através de pressuposição e aqueles que tentam convencer as massas que eles não têm nenhum e está sempre olhando para escritura com uma lente objetiva. Confie em mim, só existe aquele que vê as coisas sem preconceitos. A segunda pessoa é auto-enganar.

Os termos cerimoniais e moral devem ser derivadas da evidência de que optar por apresentar. Uma vez que as escrituras não fazem nenhuma menção a esses dois grupos de leis, a sua conclusão deve ser baseada em inferência, se claro, barrento ou artificial. No entanto, a Palavra de Deus faz menção mandamentos, leis, decretos, estatutos e preceitos. Eu escolho para definir estas palavras concreta e, em seguida, para pesquisá-los, de Gênesis a Apocalipse. Então, antes de concluirmos que algumas leis são para os judeus no Antigo Testamento e algumas leis são para os cristãos no Novo Testamento, vamos definir alguns termos.

A palavra  mandamento é traduzido de várias palavras hebraicas. Na maioria das vezes é o verbo de comando ou tzvah . Como substantivo, é mitzvah. Como substantivo, ou mandamento, ele é usado mais de 200 vezes no Tanakh. Obviamente, a partir do ponto anti-Torá de vista, esta muitas ocorrências seria de esperar. Seus equivalentes gregos do Novo Testamento são prostasso e entole. Eles aparecem quase 100 vezes no Novo Testamento. O uso abstrato da palavra como um caule ordem de comando, ou encargo de seu quadro antigo de uma Tzadi e waw. Os Tzadi imagens um homem deitado a seu lado, como na espera. O VAV é um prego, ou o pino que conecta. No Paleo Hebrew é de um filho ou até mesmo um soldado à espera de que se conecta, portanto, um comando. Aqui estão alguns exemplos, incluindo o primeiro uso da palavra como um verbo e um substantivo.




B e re'shiyt 2:16 
"E Elohiym YHVH ' ordenou o homem, dizendo: De toda árvore do jardim comerás livremente: "

B e re'shiyt 26:5 
"Porque Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos e as minhas leis. "

Sh'mot 20:06 
"E faço misericórdia a milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos . "

Yochanan (João) 14:15 
"Se me amais, guardareis os meus mandamentos . "

Mandamentos vamos começar no início. Um bom lugar para levá-los adiante, considerando que YHVH ama o mundo inteiro. Você também pode perceber que Abraão obedeceu ao mitzvot de Deus, bem como, muito antes de Mt. Sinai. Adão optou por não obedecê-las e acaba sendo o fundador da desobediência e seus resultados. Mais detalhes e significado ainda mais relevante pode ser visto em outra palavra hebraica que também é traduzida muitas vezes como mandamento e que é a palavra peh. Você pode reconhecer esta palavra como uma das letras do aleph aposta hebraico. Peh é a carta de a boca, ou o que fala. É o que sai da boca do pai. É um termo familiar.

Sh e mot 13:6-9 
"Sete dias comerás pães ázimos, e ao sétimo dia haverá uma festa para YHVH pão ázimo se comerá sete dias,. e nenhum pão fermentado ser visto contigo, nem deve não ser fermento visto contigo em todos os trimestres teus. E tu terás o teu filho naquele dia, dizendo: Isto é feito por causa do que YHVH me fizeram a mim quando eu saí do Egito. E será um sinal para te na tua mão e por memorial entre teus olhos, que a lei YHVH pode estar na tua boca ( peh ): para com mão forte tem YHVH te tirou do Egito ".

Sh e mot 17:01 
"E toda a congregação dos filhos de Israel partiu do deserto de Sin, depois de suas viagens, de acordo com o mandamento ( peh ) de YHVH, e acamparam em Refidim; e não havia água para o povo para beber. "

D e variym 08:03 
"E te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram, que ele te dar a entender que o homem não viverá só de pão, mas de toda palavra que procede da boca ( peh ) de YHVH viverá o homem.

É toda palavra que sai da boca / mandamento de YHVH que o homem viverá por. Esta afirmação é repetida no Novo Testamento (surpresa, surpresa) em Mattityahu 4:4. O que vem da boca do Pai é para as crianças. Agora os mandamentos de Deus não são o que está em questão aqui. É a dissecação das palavras de suas bocas, tornando-os para alguns e não outros. É também de salientar que, mesmo muitos daqueles que admitem que os Dez Mandamentos são leis morais e para o crente do Novo Testamento, ainda rejeitam o sábado como sendo uma lei moral. Falando da moral, é moralmente repreensível que durante séculos pinheaded teólogos intelectuais decidiram para o resto de nós que as palavras da boca do nosso Pai que devemos seguir e quais os que foram infiéis para os judeus que vivem em lagoas sopa primordial. São aqueles a quem eu acreditar Yeshua 'vai vomitar de Sua boca ( peh ). Pode ser interessante notar que o (numérica gematria valor) de tzvah ou mandamento, é o mesmo que a palavra hebraica para vômito.

Pode convir-nos a dar alguma atenção às inúmeras vezes que o povo de Deus são avisados ​​sobre guardar os mandamentos de nosso Pai, e não se afastar deles. Eu incluí as várias ocasiões em que as palavras hebraicas traduzidas como portarias, estatutos e preceitos também foram traduzidos na KJV como 'mandamentos'.

"Amós 2:04 
: "Assim diz YHVH: Por três transgressões de Judá e por quatro, não retirarei o castigo, porque rejeitaram a lei de YHVH, e não guardaram o seu mandamentos ( choq ), e sua reside levou a errar, após o que andaram seus pais: "

D e variym 31:29 
"Porque eu sei que depois da minha morte certamente vos corromper, e vos desviardes do caminho que me mandou você e mal te sucederá nos últimos dias, quando fizerdes mal aos olhos de YHVH, para o provocar à ira com a obra de suas mãos. "

M e Bet lakhim 17:34 
"Até este dia de hoje fazem segundo os antigos costumes: não temem YHVH, nem fazem segundo os seus estatutos, ou após as suas ordenanças, ou depois da lei e mandamento que YHVH ordenou aos filhos de Jacó, a quem deu o nome de Israel ";

Mizmor 119:10 
"Com todo o meu coração te busquei; não me deixes desviar dos teus mandamentos ".

Mattityahu 5:19 
"Aquele, pois, que violar um destes mais pequenos mandamentos , e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus: mas quem deve fazer e ensinar, esse será considerado grande no reino dos céus. "

Hitgalut 12:17 
"E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Yeshua o Messias. "

D e variym 12:32 
"Que coisa soever Eu ordeno que você, cuidado de fazê-lo: tu não juntar-lhes, nem diminuireis dela. "

Espero que esta introdução que eu tenho sido capaz de estabelecer o que a maioria dos teólogos cristãos em geral, concordam com a de qualquer maneira. Da próxima vez eu quero começar a definir portarias, estatutos e preceitos e sua relação com os mandamentos de nosso Criador. Antes de duas partes que eu gostaria de reiterar que as escrituras não se dividem os mandamentos de Deus em moral, leis civis ou cerimoniais. Os homens fazem isso, nosso Pai, não faz.


Shalom Alecheim!       


http://www.wildbranch.org/ este estudo pertence A Brad Scott

No comments:

Post a Comment