Wednesday, September 26, 2012

Decisões ecumênicas



Decisões ecumênicas
Os quatro primeiros concílios ecumênicos do cristianismo
     Inicialmente, esclareceremos que por tratar-se de uma narrativa histórica de concílios ecumênicos romanos, usaremos aqui os nomes que ali foram usados. O termo “igreja” a que se refere esta matéria, corresponde ao Catolicismo Romano – apostata – ou seja a religião criada por Roma intitulada cristianismo; e não às congregações primitivas dos apóstolos.
    Os quatro primeiros séculos do cristianismo foram travadas lutas incansáveis com o fito de definir os dogmas trinitário e cristológico. De fato, deve-se aos quatro primeiros concílios ecumênicos (Neceia, em 325 E.C. – Constantinopla, em 381 E.C. – Éfeso, em 431 E.C. e Calcedônia, em 451 E.C.), a formulação de vários dogmas cristológicos e ortodoxos, que, decisivamente, norteou o mundo religioso da cristandade.
     Procuraremos, resumidamente, ressaltar as definições desse concílios, onde doutrinas que melhor se adaptavam aos interesses terrenos da “igreja”, foram, progressiva e inescrupulosamente elaboradas por essas “célebres assembleias” conhecidas como concílios ecumênicos.     Foi sob a soberana influência dos pontífices romanos que se elevou, através dos séculos, essa mistura de dogmas estranhos às primeiras comunidades fundadas pelos apóstolos, e que nada tem de comum com o Evangelho e lhe são muitíssimo posteriores. Essa pesada construção de dogmas sem conta, que obstrui o caminho à VERDADE, surgiu na terra no ano 325 da era comum.
     O ano 325, figura na história da “igreja” como o mais decisivo na expressão da cristologia. A divindade do Jesus da cristandade, rejeitada por três sínodos, o mais importante dos quais foi o de Antioquia (268), foi em 325, proclamada pelo Concílio de Niceia. Convocado por Constantino, em 325 E.C., o Concílio de Niceia, segundo a tradição, contou com a presença de 318 bispos procedentes de todas as províncias do Império. O próprio imperador Constantino assumiu a direção dos trabalhos, tomando uma posição de liderança teológica no Concílio, quando arbitrou a controvérsia ariana. 
     Ário, sacerdote de Alexandria, entrou em conflito com a “igreja”, desligando-se dela para sempre no Concílio de Niceia. Ário, afirmava que vistas a Eternidade e unicidade de YHWH, não cabia falar de seres criados consubstanciais a YHWH (da mesma substância de YHWH), mas apenas de seres criados ao lado e sob a dependência de YHWH. Ário opta, pois por uma cristologia subordinada, em nome do Monoteísmo, que não consente outro deus ao lado do Único Elohim Verdadeiro. Neste contexto, Ário, negava que o Jesus cristão era co-igual, co-eterno e da mesma substância com o Pai, declarando ser ele apenas uma criatura (ou seja assim como a Palavra de YHWH nos demonstra – um homem).
     Escrevendo a Euzébio de Nicomédia, Ário se lamenta: “Somos perseguidos porque afirmamos que o filho tem uma origem, enquanto que YHWH não tem começo. O Pai não foi Pai desde o princípio, houve época em que o filho era inexistente, ainda não criado (ou seja, não havia nascido ainda). YHWH só se tornou Pai com o nascimento/morte e ressurreição (criação) de seu filho. Este filho, porém, nãose origina da substância do Pai, mas somente da sua vontade (o logos, o plano). O Pai é incriado, mas o filho pois foi gerado, alias gerado não da mesma substância do Pai, mas por estar no plano (logos) de YHWH. Portanto, ele (o filho) não é verdadeiro Deus,mas uma criatura decerto maravilhosamente obediente e excepcionalmente relacionada com YHWH".
     Depois de muita controvérsia sobre a questão, os bispos nicenos, notadamente, Atanásio (principal defensor e promotor da ortodoxia nicena), condenando as afirmações de Ário, criaram a formulação do dogma trinitário, nos seguintes termos: “Cremos em um só Deus, Pai Todo-Poderoso, Criador das coisas visíveis e invisíveis, e em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho de Deus, único gerado do Pai, ou seja, consubstancial ao Pai, Deus de Deus, Luz da Luz, Deus Verdadeiro de Deus Verdadeiro, gerado e não criado, da mesma substância do Pai, que tudo criou no céu e na terra, que por nós e pela nossa salvação desceu do céu, encarnou-se e fez-se homem, sofreu e ressuscitou no terceiro dia, subiu ao céu e virá julgar os vivos e os mortos. E creio no Espírito Santo”. (Observem que o espírito santo ainda não era uma pessoa em 325 E.C.). “Aqueles que afirmam: houve um tempo em que ele não existia e ele não existia antes de ser sido gerado, foi criado do nada, ou que sustentam ser ele de outra hipóstase ou de uma substância diferente (do Pai), ou que o Filho de Deus foi criado, que não é imutável, mas sujeito a transformação, recebem o anátema da IGREJA CATÓLICA”. (a mãe da cristandade).
     Nesse dogma, o Concílio de Niceia, definia conjuntamente,segundo a sua própria conveniência, sob anuência do imperador Constantino, a base fundamental do dogma trinitário:a consubstancialidade (divindade), preexistência e a encarnação do verbo – o Logos, que conforme está explícito no dogma: “desceu do céu, encarnou-se e fez-se homem”. Finalmente, o termo “consubstancial” (homo-ousios), que em 268 E.C., tinha um sabor herético, pois tratava-se de emanação gnóstica, tornou-se o “centrum nicaenum” o coração da confissão cristológica. A “igreja”, precisava confessar “Jesus Cristo” como “Verdadeiro Deus”.
     Em suma, as doutrinas da divindade, preexistência e encarnação do verbo, estão intimamente ligadas ao dogma da trindade. Não existe trindade se não existir esses três elementos acima mencionados. E essa definição ecumênica, do Concílio de Niceia, foi incorporada a fé “Cristã” (das “igrejas” da cristandade) e é hoje, o sustentáculo da fé da cristandade, por outro lado, é também, comprovadamente, um paradoxo ao contexto profético e apostólico sobre a pessoa do Mashiach prometido por YHWH em Gênesis 3:15 conforme temos verificado no transcorrer deste estudo.
     Convém ressaltar que, a fé na: divindade, preexistência e a encarnação do verbo (que são os três pilares principais que sustentam o dogma da trindade, de elaboração e confissão católica), não podem ser desligadas da fé da trindade. E todos os que estão ligados a todos ou a apenas um desses dogmas, estão ligados na trindade e, teologicamente, estão de mãos dadas com o catolicismo romano – A Grande Igreja Mãe, a Grande Babilônia religiosa de Apocalipse 18, onde as nações (religiões) beberam do vinho da ira de sua prostituição, e os reis da terra (organizações religiosas) se prostituíram com ela; e os mercadores da terra (líderes religiosos) se enriqueceram com a abundância de suas delícias (falsas doutrinas). O sentido de Apocalipse 18 é religioso/político/espiritual.

No comments:

Post a Comment